sábado, 5 de janeiro de 2008

Educação, ou deseducação?


"Como é que as crianças são tão inteligentes e os homens tão estúpidos? Deve ser a educação que faz isso."

.

Alexandre Dumas (1802-1870)
Curiosa a observação de Dumas. Naturalmente, nem todos os homens são estúpidos. No entanto, uma parcela considerável dos adultos age de modo pouco inteligente ao lidar com situações do dia-a-dia. Além disso, parece que a capacidade de aprender é inversamente proporcional à idade. E isto não se dá por causa de uma limitação mental. Se procurarmos o aprendizado, a idade não é fator de peso.

As crianças, por outro lado, são inteligentes porque conseguem ser criativas ao lidar com o desconhecido ou com novas situações. São capazes de até mesmo manipular adultos para conseguir o que querem. Sem entrar no mérito de se é certo ou errado, isto é uma evidência da inteligência infantil.

Talvez a maior diferença seja que, diferente dos adultos, em geral as crianças não têm medo de parecerem tolas, não são preconceituosas e aproveitam cada nova situação para aumentar seu "acervo" de conhecimento e experiências. Os adultos têm preconceitos que os despojam. Não querem parecer tolos, parecem achar que são obrigados a ter todas as respostas. Se vivêssemos eternamente, ainda assim, não teríamos todas as respostas. O que é então uma vida de 40, 50 ou mesmo 100 anos, se comparada a uma eternidade? Visto deste prisma, não há diferença significativa entre adultos e crianças.

Portanto, permitamos que o lado infantil que carregamos nos torne mais criativos, mais inteligentes e menos presunçosos.

Wisley Vilela

Um comentário:

Ismenio & Linda disse...

Boa escolha para citação Wisley. Concordo especialmente com o seu último parágrafo. Adicionaria que as crianças também não têm o mesmo "orgulho" de muitos adultos, o que limita muitas vezes a absorção de conhecimento. Se não há humildade (qualidade quase comum em crianças), fica difícil a pessoa até reconhecer que precisa de ajustes ou que não sabe algo :)

Ismenio